Duas coisinhas que tenho que dizer


A primeira é que, a muito custo e depois de por aí ter ouvido os singles, lá fui ouvir o álbum de estreia dos "Deolinda". Confesso que a minha reticência inicial se deveu essencialmente ao facto de os singles supracitados me terem entrado com demasiada facilidade pelos ouvidos. Pensei pra mim : "Pronto, é mais qualquer que oiço na rádio e me entra bem no ouvido. Soa bem e tal, mas não deve ser nada de especial."
Presunçoso!!!!!
Esta repentina mudança de rumo deveu-se a uma audição mais calma e atenta do "fado toninho".
Chamar Fado Pop a "Canção ao lado" será talvez um rotulo um tanto quanto cruel para os Deolinda. Primeiro porque nem tudo o que tem uma guitarra portuguesa é fado e depois porque nem tudo que soa bem ao ouvido é pop. Eu chamar-lhe-ia música tradicional portuguesa, sem paternalismos nem pseudo-reinvenções.
"Canção ao lado" é bom! Aqui e ali roça o corridinho(Fon Fon Fon), acolá toca com uma ponta nos "Ena pá 200" (Movimento Perpétuo Associativo) e com a outra nos "GNR" (Mal Por Mal) e no meio disto tudo terá feito uma das melhores musicas dos Madredeus(Clandestino).
A outra coisinha que aqui queria falar pode ser um bocadinho impulsiva, mas eu sempre gostei de ter o sangue quente, mas fica aqui a sugestão para que, quem me ler, comente e dê a sua opinião sobre este assunto.
Será "Tradição", do B Fachada (que até já tem um álbum novo, e muito bom por sinal) a melhor música portuguesa dos anos 00??

Comentários

  1. É muito subjectivo, mas a melhor música dos 00's talvez seja Morgue dos Mão Morta, assim como o Nus será também o melhor álbum dos 00's, ao que à música portuguesa diz respeito.
    Talvez o Fausto tenha uma palavrinha a dizer com a Ópera Mágica do Cantor Maldito, ou Jorge Palma com o homónimo da capa "prohibido fumar".
    Pronto, menção honrosa para o B Fachada.

    ResponderEliminar
  2. Quando se é impulsivo correm-se sérios riscos de esquecer a "Morgue". São músicas diferentes, e por tudo o que os mão morta fizeram até agora acho melhor atribuir-lhe o prémio carreira, e ficar com o B Fachada para melhor música dos anos 00, com a subjectividade inerente.
    Caro Adriano, é caso para dizer que tens bons gostos :)
    Abraços

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares