O Mundo que se foda, siga a rusga no Planeta do Som



Nestes recorrentes regressos ao Rock, há um álbum que sempre desviado dos outros lá na prateleira, quando dou por isso já me está nas mãos. Aparece por cima dos móveis da sala, na banca da cozinha, debaixo da cama, dentro do guarda-vestidos, no carro. Está literalmente em todo o lado.
Trompe le Monde, o sucessor de Doolittle e Bossanova e seminal álbum em plena explosão Grunge é apenas mais uma descargazinha de Rock sobre a pop brutal mas um pouco "abeatlesada" dos Pixies.
Juntamente com os Sonic Youth, os Pixies foram o farol da geração indie dos 90's, a luz que muito iluminou Kurt Cobain, Billy Corgan... e os Subcultura, depois Smartini. Segundo Kurt Cobain Smells Like Teen Spirit é uma "tentativa de imitar os Pixies". As referências, particularmente a Trompe le Monde, são ainda bem notórias em In Utero (U-Mass vs Rape Me) ou em Siamese Dream (Motorway to Roswell vs Soma).

Já que estamos numa de entrelaçar factos e referências, duas ou três notas curiosas, com ligação directa aqui e aqui :

- Adquiri Trompe Le Monde também numa abençoada troca entre mim e o meu amigo Nuno: dei em troca uma cópia em CD-R de Mingos & Os Samurais de Rui Veloso
-Subcultura, a banda central, depois dos Almas Nocturnas e antes dos Smartini, foi buscar o nome exactamente a Subbacultcha, faixa 11 de Trompe Le Monde.
- Joey Santiago tem (ou tinha) com a sua esposa (se é que ainda é casado) uma banda chamada... The Martinis.

E pronto, continuemos com The Jesus & Mary Chain.

À moda de Sam Dawson, that's a wonderful choice !


Comentários

Mensagens populares