Imortal é-se quando se não morre

Imortal é quando não se morre. Mas é um autêntico paradoxo quando, para além de se não morrer, se renasce constantemente.

«Heroes» é uma canção paradigmática, gravada no epicentro da fase berlinense de David Bowie. Com uma base de piano, é pedido ao recém chegado do avião Robert Fripp, guitarrista, que improvise em cima do tema, a título de experimentação, e ele fa-lo repetidamente, de várias posições do estúdio Hansa, em Berlim. Brian Eno passa o som pelo seu sintetizador EMS, e Tony Visconti grava. As improvisações acabam por ser definitivas e à última da hora Bowie sozinho no estúdio tenta escrever uma letra. Quando vai à janela vê Tony Visconti a beijar Antonia Maas, corista no álbum, de modo furtivo dado ser casado, com o muro de Berlim por detrás. Nasce daí, em cerca de cinco minutos, uma das letras mais emblemáticas de Bowie. O nome da canção é uma homenagem a Hero dos NEU! A forma como é gravada a voz, com microfones a várias distâncias no estúdio com válvulas que abrem quando o volume da voz atinge um pico é uma inovação que marca inconfundívelmente esta música.

Apesar de não ter sido um grande sucesso na altura, «Heroes» veio-se a revelar imorredoura. E mais que isso, renasce constantemente das entranhas de outros artistas.

Agora foi a vez de Peter Gabriel, com uma versão que não envergonha esta grande canção.

Esta é A canção.



Comentários

  1. Falta a versão em alemão para a banda sonora de Christiane F., Helden.
    Esta versão do Peter Gabriel é altamente. Estou mortinho por ter tempo para ouvir este álbum de covers (Scratch my Back)que vai lançar ou acaba de lançar. A versão de Book of Love dos Magnetic Fields também é fantástica.

    ResponderEliminar
  2. A versão original, que toda a gente conhece, foi substítuida no vídeo pela «Helden». A versão recente ao vivo é a melhor versão do próprio Bowie, depois da original. Ap longo dos tempos já a estragou várias vezes.

    ResponderEliminar
  3. A versão de que falas Paulo, está no meu post sobre o filme.

    Já agora, diferente mas também boa está a versão dos TV ON THE RADIO para o War Child Heroes.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares