Café e televisão


Espicaçado pelo post anterior fui ver o documentário dos Blur. É do documentário a imagem acima, captada em Glastonbury. A imagem prova, que qual Wally's dos povos, os Portugueses aparecem em todo o lado.

Quanto aos Blur, o auge da sua fama coincidiu com o auge da minha devoção à música Pop, em anos francamente bons e de recuperação de um sentido Britânico da Pop com Suede, Oasis, Blur e Pulp entre outros. Tempos que já lá vão.

Os Blur só com o seu melodismo não me prenderiam a atenção, com as letras mordazes já me fariam olhar para o lado, com a guitarra desengonçadamente brilhante de Coxon fizeram-me admirar.

O álbum Blur foi para mim o melhor, e o fim da pseudo-guerra com os Oasis. Os Oasis fizeram carreira a escrever canções que os Beatles poderiam ter escrito, brilhantemente sem dúvida. O primeiro álbum é um clássico, o segundo beatliza-se ao extremo(com grande sucesso comercial) e depois perdi o interesse. Em Blur, os Blur dizem: «Ai é?, fazer música à Beatles? Peguem lá Beetle Bum!». Só que o discurso continua «e agora uma à Clash, e agora outra à Bowie...etc». Grande colecção de canções.

No geral os Blur no meu entender foram mais consistentes e inventivos que os Oasis, sem dúvida. De resto ainda bem que existiram ambas as bandas.

Quanto à questão se os Blur já tiveram o seu tempo, já sou suficiente velho para ter ouvido vaticínios do fim dos Stones, de Bowie, de Lou Reed e até dos U2.

Hoje tenho uma certeza:

Pop Music is Rubbish
Um dos momentos gloriosos foi a junção de um dos melhores filmes com uma das melhores bandas sonoras:


Ps: Não deixa de ser não surpreendente o facto de o som do álbum Blur ter surgido da decisão da banda de dar mais liberdade a Coxon que já ia demonstrando grandes sinais de insatisfação por ser um ídolo de adolescentes.

Ainda acerca da ressureição de bandas, pensando melhor, revejo o rating de esperança em baixa, porque um scan à minha memória não me lembra de nenhuma reunião verdadeiramente bem sucedida(aqui os Rádio Macau chegaram a ter algum fôlego após reunião e logo voltaram à rasteira e ao pontapé, bem no meio da actuação). Sétima Legião emergiram e afundaram, Delfins bem tentaram ressuscitar. Lá fora os Pixies, Sex Pistols e até Led Zeppelin...tudo por nostalgia ou vil metal.

Venham os novos ou os velhos com novas ideias.

Comentários

Mensagens populares