Berlim, Cidade mítica do Rock IV


Em Berlim, David Bowie e Iggy Pop descem do estrelato para o nível da rua, como diz Bowie neste vídeo. Ambos estão destroçados, mas também conhecem o seu potencial.

Iggy ganha a composição e o profissionalismo de Bowie. Bowie por sua vez ganha a inspiração improvisada de Iggy, nas suas explosões de criatividade animalesca. Ambos aproveitam desta osmose na fase berlinense de 76 a 79.

«The Idiot» é um balão de ensaios para ideias alternativas há algum tempo enraizadas na cabeça de Bowie, admirador da música electrónica europeia, especialmente dos Neu! e Kraftwerk. Iggy tem uma reflexão a fazer sobre um monte de destroços emocionais resultantes da sua vida com os Stooges. «Low» de Bowie é a depuração dessas ideias experimentadas com Iggy. Bowie desce do estrelato comercial para um patamar independente - com grande coragem - mas não tanta que o faça estar com experimentalismos em estado bruto na sua própria obra. Iggy foi uma cobaia, Bowie admite-o abertamente, mas ambos ganham.

«Heroes» incorpora a veia improvisada aprendida com Iggy. Só uma canção vai pronta para o disco, tudo o resto vai sendo feito em conjunto com a exímia mão de produtor de Tony Visconti e as ideias avant-garde de Brian Eno. Iggy Pop está sempre presente, e as noites de Berlim são de ambos, pelas boîtes.

«Lust for Life», cujo tema título tem a música composta por Bowie numa espécie de cavaquinho, mostra já uma muito maior consistência, prova do crescimento de Iggy. «Lust for Life», «The Passenger» e «Tonight» são clássicos. Pelo meio disto tudo fica toda uma digressão em que Bowie é apenas o pianista e voz dos coros de Iggy Pop - sublime. Num concerto dessa digressão, Ian Curtis sonhou ser famoso, e «Warsaw», a banda embrião da Joy Division e título de uma canção de «Low» de Bowie nasce para começar uma grande página na história da música pop.

Eventualmente, Bowie e Iggy separaram-se e juntaram-se ao longo dos anos. Na última digressão de Bowie, os re-formados(não confundir com reformados) Stooges fizeram a primeira parte de Bowie, e perdi o concerto no estádio do Dragão porque Bowie decidiu ter um ataque cardíaco na Alemanha, enfim...

A história está aí para ser contada.



Comentários

Mensagens populares