50 Canções que tens de ouvir antes de morrer
3 - Suzanne - Leonard Cohen
Gravada inicialmente por Judy Collins, amiga de longa data e uma das impulsionadoras da carreira músical do então poeta Leonard Cohen, no seu álbum de 1966 In My Life , Suzanne é não só um dos mais belos poemas de Cohen como uma das suas mais bonitas e atraentes melodias.
Reza a história que a música retrata uma platónica relação amorosa entre Cohen e a Americana Suzanne Verdal, depois de se terem conhecido em Montreal (o poema faz várias referências à cidade).
Com uma guitarra acústica quase barroca, a roçar a música ambiente de um museu, e a voz imperturbável de Cohen, Suzanne é a mais bela soma destes produtos.
Poderia ter postado aqui muitas outras músicas de Cohen, e certamente algumas ainda irão estar presentes nesta contagem, mas Suzanne é especial. Suzanne é provavelmente a perfeição como Cohen a concebe.
Deixo-vos com a versão ao vivo na Isle of Wigth.
"Come with me now".....
Esta música no carro da minha mãe - vergonhosamente é onde está a melhor aparelhagem da família - com os vidros fechados é qualquer coisa.
ResponderEliminarEsta música tem o dom de quase nos obrigar a fechar os olhos e a viajar por entre as suas notas. Toda ela é povoada por belas imagens... É muito bonita.
ResponderEliminarPerfeita.
ResponderEliminar