Para dar uma ajudinha ao Paulo César... PECADO CAPITAL*
Segundo a Amnistia Internacional (AI), em 2008, foram executadas 7 pessoas por dia, condenadas á pena de morte.
Só na China foram executadas 1718 no ano passado, o que dá a escandalosa média de 4,7 pessoas executadas por dia.
Juntando os 5 países que mais executaram no ano passado, verificamos que China, Irão, Arábia Saudita, Estados Unidos da América e Paquistão representam 93 % das execuções.
Estes números não são, infelizmente, novidade, e o “top 5” até permanece inalterável relativamente aos números de 2006 e 2007. O que realmente choca nestes números é verificar que num mundo que luta diariamente contra os bárbaros terroristas de todas as espécies de raça e pedigree, se permite, suporta e legisla a morte. Se na China, Irão,Paquistão e Arábia Saudita estes números não são de estranhar (não são de desculpar, mas são espectáveis dado a natureza pouco democrática e ditatorial dos seus regimes), em países como os E.U.A. ,a maior democracia do mundo em tantos aspectos, um país que em tantos valores nos serve, e deve servir, de exemplo, é absolutamente brutal assumir que o estado condena e executa os seus cidadãos.
Resta o consolo de saber que a situação está a mudar:
Nos E.U.A. apenas(??!!) 35 dos 50 estados mantêm a pena de morte (o Novo México acaba de abolir a pena de morte, elevando para 15 os estados americanos que aboliram a pena de morte).
Na europa apenas(??!!) a Bielorrússia mantém e aplica a pena de morte.
Em 2007 a Albânia, as Ilhas Cook e o Ruanda aboliram a pena de morte. Em 2008 a Argentina e o Uzbequistão seguiram-lhe o exemplo.
Como já referi, a situação está a mudar, infelizmente, devagar.
Se a abolição “seguir a este ritmo”, muitos anos teremos pela frente até vermos erradicado este escândalo em que o estado julga e mata os seus cidadãos. Se a abolição da pena de morte seguir ao ritmo de 2008, só dentro de 30 anos veremos um mundo livre da pena de morte. Se a abolição e as execuções seguirem ao ritmo de 2008, mais de 71 mil pessoas serão executadas no mundo!!
Estes números são no mínimo brutais, e no máximo absurdos para uma sociedade do Século XXI que deveria ser Humana e civilizada.
Fica a esperança que o mundo “pule e avance, como uma bola colorida, nas mãos de uma criança”, e que este flagelo acabe o mais rápido possível, sem que mais vidas sejam sacrificadas.
Bem sei que este tema daria para uma muito maior discussão, mas achei mais adequado confrontar os leitores com os números que a mim me parecem absurdos, e, infelizmente, falam por si.
Aconselho ainda os caros leitores a visitar o sitio da Amnistia Internacional na Internet, e ler atentamente todo o relatório.
PEDRO MENDES
*ESTE TEXTO FOI PUBLICADO NO JORNAL REFLEXO DO MÊS DE ABRIL E NO BLOG "VOLTA AO MUNDO" (http://omundovistodastaipas.blogspot.com/).
Comentários
Enviar um comentário