Lá na Serra, lá na Serra


Este post não tinha nada a ver com o B Fachada, mas ao iniciar a sua escrita saltou por entre as sinapses a lembrança de «lá na selva», talvez porque lá no fundo tenha algo a ver com o que vou dizer.

Acabei há bem pouco tempo de ler «A cidade e as serras» do grande Eça. Brevemente, trata de dois amigos - Zé Fernandes, um serrano do Douro, e seu amigo Jacinto, um fruto de todo o requinte da urbanidade, no epicentro de todo o desenvolvimento e bom gosto, Paris, onde com certeza haveria prestígio aos montes.

O livro é de leitura obrigatória e foi capaz de me surpreender pela sua absoluta actualidade. Jacinto cai em todas as modas, é fanático por gadgets e tecnologia (sim, no fim do século XIX), e está em todo o lugar que é preciso, conhece toda a gente que é preciso para, naturalmente, ter todo o prestígio que é preciso. Jacinto é infeliz, tendo tudo o que se poderia almejar em termos de conforto e prestígio, mas a sua vida mudou, para saber como, leiam.

Sendo uma espécie de serrano(ou melhor, campónio) na grande cidade, às vezes também me questiono sobre o que faz correr tanta gente aqui na cidade atrás do Reiki, do Yoga, do Budismo em pacote, do aparentar sofisticado. Ás vezes até me tento dominar para não ir na onda também, e não sei se consigo.

Esta conversa desconexa até me fez lembrar um texto de 1928 de Fernando Pessoa:

«O provincianismo consiste em pertencer a uma civilização sem tomar parte no desenvolvimento superior dela - em segui-la pois mimeticamente, com uma subordinação inconsciente e feliz.O sindroma provinciano compreende, pelo menos, três sintomas flagrantes: (1) o entusiasmo e admiração pelos grandes meios e pelas grandes cidades; (2) o entusiasmo e admiração pelo progresso e pela modernidade; (3) e, na esfera mental superior, a incapacidade de ironia.»

Tenho dito.



Comentários

  1. Quer isso dizer que, à luz do séc.XXI, o Jacinto também teria Hi5, Facebook e Twitter, ou como diz alguém que eu conheço "governava-se pela internet" ?

    ResponderEliminar
  2. E jogaria na Farm Ville e nas Mafia Wars, sendo que twittaria sempre que tivesse uma comichão no pescoço.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares