Carta aberta à Dr.ª Maria Filomena Mónica

Como já devem ter percebido, não me identifico com a manifestação de sábado passado, o que não me dá o direito de desqualificar quem a organizou ou quem nela participou. Não concordo, mas respeito. Não acho que tenham pegado pelo lado correcto da questão, mas respeito. Acho que deveriam fazer mais e falar menos, mas respeito.


Gostava de perguntar o seguinte à Dr.ª Maria Filomena Mónica: Qual o conhecimento que tem dos cursos de R.I. que em Portugal existem? Entre o pouco e o nenhum será certamente. Se os conhecesse, saberia que destes saem, acima de tudo, cidadãos bem formados pessoal e civicamente. Podem até não ter uma área de formação muito específica, o que os poderá prejudicar no mercado de trabalho, mas saem, maioritariamente, com uma formação diversa e bem estruturada, com conhecimentos acima da média em áreas muito variadas. Pessoas informadas e conscientes do mundo que os rodeia. É este o produto dos cursos de Relações Internacionais.
Não sei que cólera a moveu contra nós, mas a irracionalidade tem limites, e um pedido de desculpas não lhe ficava nada mal.
Se quiser passar pelo nosso verde Minho será bem recebida e poderá comprovar com os seus próprios olhos que nós, os de RI, não somos os trogloditas que pinta.

Comentários

  1. O artigo até é muito bom. Toca em alguns pontos importantes:

    - Canudo não é igual a emprego para a vida na área em que se estudou. Certo.

    - A geração da Doutora trouxe-nos até onde estamos. Certo.

    - Em Portugal a mobilidade social é um mito, portanto até onde sobes é determinado por que apelido tens, e quem nasce para cinco não chega a dez. Certo em grande medida.

    - Há muito mau curso superior em Portugal, e toma-se o canudo pela sabedoria. Certo.

    - Os estudantes de RI e de tudo o resto não saem da escola habilitados para desempenharem cabalmente as funções que dão nome ao curso. Certo, mas saem com uma ferramenta para aprenderem mais depressa a desempenhar profissões complexas, dentro ou fora da sua área.

    Concordo que generalizar que todos os cursos de RI são mal estruturados é errado, como todas as generalizações. Aparte isso, grande artigo.

    ResponderEliminar
  2. A diminuição generalizada de uma certa classe, a qual ela certamente desconhece, é que está mal.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares