Uma revolução? É para já (de pai para filha)


A caminho de levar a minha filha à escola, vamos a ouvir a Antena 1(how cool is that?) e ouvimos que no facebook foi lançado um movimento para os portugueses se vestirem de preto durante dois dias e colocarem bandeiras pretas nas janelas, «causa» que vem também aliás na primeira página do i de hoje, como constatei ao dar a minha vista de olhos relâmpago aos jornais antes de chegar ao trabalho. Pelos vistos no facebook apela-se a que se faça uma revolução.

A pequena, atenta, logo perguntou: pai, vais por uma bandeira preta na janela?

A resposta não foi simples, e à boa maneira socrática começou com uma pergunta:
- Filha, o que é Portugal? Ela respondeu prontamente,
- É um bocado de terra onde moram pessoas...
- Então o que faz Portugal piorar ou melhorar?
- As pessoas...?
- Sim, filha, Portugal é o conjunto daquilo que as pessoas fazem, e existem duas maneiras de fazer as coisas mudarem: uma delas é cada uma das pessoas de Portugal tentar melhorar um bocadinho a sua maneira de participar no país, desperdiçando menos, aprendendo coisas novas, estando atenta às ideias que os políticos levam à prática, informando-se e criticando ou apoiando sabendo do que se está a falar e ainda pensando que temos que aprender mais para fazermos melhor, e com isso termos de comprar menos coisas às pessoas do estrangeiro. A outra forma de tentar fazer as coisas mudarem é andar vestido de preto e colocar bandeiras pretas na janela, com isso dizendo que nós queremos que as coisas melhorem, mas que devem ser outros a ter o trabalho de as melhorarem. Qual das duas maneiras achas que resulta? E qual achas que é mais fácil?

Claro que uma criança de oito anos compreendeu perfeitamente porque é que a resposta final foi: «Não, não vou colocar nenhuma bandeira na janela».

Portanto, amigos do facebook, eu encontrei a minha revolução, que é lutar contra essa vossa mentalidade preguiçosa que pensa que são sempre os outros, políticos à cabeça, que devem zelar para que o país melhore, como se fossem eles que todos os dias o fazem funcionar.

Viva a Revolução! Vamos trabalhar!

Como dizia Lennon, «é melhor mudares a tua mente»

Comentários

  1. Boa Parente!
    Assertivo como sempre. O Facebook tem esse lado de Café\Tasco\Casa de Pasto dos anos 00', em que toda a gente fala mal de tudo mas ninguém sai da frente do computador para fazer ou mudar nada.

    ResponderEliminar
  2. Paulo, o facebook é o meio, não a mensagem.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares