Cantai !


Muito se fala em Portugal sobre o facto de se cantar em Português ou em Inglês.
Há muita gente que defende que se deve dar preferência ao português, nossa língua materna, que deve ser valorizada. Muitos outros defendem que não se deve cantar música claramente anglo - saxónica em Português. Outros fazem leis para que a música portuguesa passe na rádio.

Nunca percebi muito bem a quase guerrilha em defesa do cantar em Português. Já ouvi gente dizer que se uma banda não tem perspectivas de internacionalização não tem motivo para cantar em Inglês. Coisa ridícula. Como se alguém soubesse á partida que vai ser uma rock star de dimensão internacional ou se vai ter a sorte de um dia ter a sua música passada na antena 3.

Também nunca percebi muito bem a impossibilidade de se cantar rock & roll em Português. Um amigo por quem tenho muito respeito no que á música concerne (ele que por acaso até lançou para o mundo nomes como belle chase hotel, The Legendary Tiger man, Sean Riley & Slowriders ou d3o) diz que não se pode cantar rock & roll em Português. Não faz sentido, diz ele. Exemplifica com um álbum de fados que Amália lançou, cantado em Inglês, que hoje faz parte daqueles tesourinhos deprimentes da música. Qualquer coisa inaudível e sem sentido, diz ele.

O exemplo até faz sentido, o principio é que não.

A maior parte das pessoas esquecer-se-á que o que realmente importa aqui é a música, a sua qualidade, e não a língua em que é cantada.


Se o facto de ser cantada em Português ou em Inglês a torna melhor ou pior, até pode ser discutível. Mas é errado aceitar como principio que uma música é boa ou má por ser cantada em Inglês ou em Português.

Neste Blog gosta-se muito dos Einstürzende Neubauten e do Paulo Bragança, do B fachada e do Sean Riley.

Os Pontos Negros cantam rock & roll em Português e conseguem meter na letra coisas como "um qualquer estabelecimento moderno", e é bom!

O pessoal de Coimbra faz Rock & Roll do caralho em Inglês porque acha que é assim que deve ser. E é muito bom!

Por exemplos destes vos digo:

Cantai!

Em português ou em Inglês, rock & roll ou folclore, acústico ou eléctrico.

Cantai!

Façam versões dos Beatles em Português ou cantem Hardcore 1.º Escalão, mas cantai!

Inventai uma língua se quiserdes, mas cantai!

A música é que vos fará justiça.

Mas cantai!


(Ultima reserva : Fazem-se discos de inverno a pensar em palmeiras e óculos de sol coloridos? Fiquei confuso) :(







Com saudações para os Kinks!!!!

Comentários

Mensagens populares