Doutor Soares
O ensaísta Eduardo Lourenço classificou-o "a figura mais importante do país desde o 25 de Abril". "Foi a alma da resistência democrática do país. Devemos-lhe, quase a título pessoal, o facto de estarmos a viver num país que não é aquele país amordaçado contra o qual o jovem Mário Soares lutou"
Junto-me à homenagem e, desculpe Eduardo Lourenço, vou mais longe: é a figura mais importante do país do século XX e ao que vejo do século XXI.
Se o Dr. Soares fosse meu barbeiro.
ResponderEliminarSe o Dr. Soares fosse meu barbeiro.
Se o Dr. Soares fosse meu barbeiro.
Se o Dr. Soares fosse meu barbeiro.
Se o Dr. Soares fosse meu barbeiro.
Para quem ainda tem dúvidas, a história dar-nos-à razão.
"é a figura mais importante do país do século XX". Dizer que Mário Soares é um grande português é uma questão de gosto. Dizer que é a mais importante figura do país do século XX é simplesmente uma barbaridade. É que houve um português que, goste-se ou não, admire-se ou nem por isso, administrou o país durante 60 anos. Pode dizer-se que deixou uma grande obra ou pode dizer-se que arruinou Portugal. O que não pode negar-se é que é a figura mais importante do país no século XX. Tudo o resto é fechar os olhos e não querer ver a realidade.
ResponderEliminarSe calhar também me vão dizer que o mais importante clube português dos últimos 20 anos é o Benfica...
ResponderEliminarBenfica? Cruzes credo! Toda a gente sabe que o clube mais importante dos últimos 20 anos foi o Vitória de Guimarães(para mim pelo menos).
ResponderEliminarQuanto ao administrador a que o Miguel se refere, felizmente já cá não estava quando eu cheguei. Até lhe reconheço toda a importância, ainda que aliviado que a sua influência já vá longe.
No meu tempo de vida, o Mário Soares foi a pessoa mais importante, e uma coisa só chega: assinou a adesão à CEE, a melhor coisa que aconteceu a Portugal desde os descobrimentos.
Neste caso temos que dar razão ao Miguel.
ResponderEliminarELE (Parece que é pecado dizer o nome do senhor em vão) marcou o Portugal do Sec. XX.
Marcou-o com a falta de Educação com a qual ainda hoje Portugal sofre.
Marcou toda uma geração que lutou e morreu numa guerra que só faz sentido na cabeça da mocidade .
Marcou com a fome e a desgraça que reinaram por este país fora entre 1928 e 1975.
E poderíamos continuar por aqui fora por muito muito tempo. Mas querem que vos diga a verdade?
Não vale o esforço, de tão ridícula que é a discussão.
Abraços
Miguel, bem - vindo à nossa humilde casa!!
É verdade, podíamos continuar por aqui muito mais tempo. A discussão dá pano para mangas. No entanto, aconselho a leitura da História de Portugal do Rui Ramos, uma interpretação insuspeita e descomprometida do século XX português que desfaz muitos mitos e ideias feitas que ainda persistem por aí.
ResponderEliminarDe resto, agradeço as boas vindas, mas não é a primeira vez que comento neste blogue.