A caixa de Annie

Assisti ontem ao filme «Criação», um belo filme sobre o caminho trilhado por Darwin até à publicação da sua origem das espécies. Foi difícil, porque a perda aos 10 anos de Annie, a filha curiosa e inquisitiva de Darwin não pode deixar de causar suores frios a qualquer pai que assista ao filme. Annie, na sua cândida esperteza e no seu declínio físico atravessa todo o filme, e serve de base à compreensão de Darwin e da sua esposa Emma, cujo caminho bifurcou após a morte de Annie, seguindo o caminho dela para Deus e o de Darwin para a ciência. Por fim a longa indecisão de Darwin publicar a sua obra que mudou o mundo foi ultrapassada...e Emma não foi alheia, mas não quero estragar o filme para os que ainda o verão.

«Annie's Box» é um dos temas da ópera criada pelos The Knife, «Tomorrow in a Year» em conjunto com Mt. Sims and Planningtorock para a companhia de teatro dinamarquesa Hotel Pro Forma.

Li nas críticas sobre o álbum que é muito árido e experimental, e eu não acho, mas eu já ouvi «Tilt»
e «The Drift» do Scott Walker assim como boa parte da obra de Brian Eno nos anos 70 e gostei. Acho que esta obra sairia engrandecida com a experiência visual associada, mas mesmo como está gosto muito.


Ah, e claro que acredito que foi Darwin que criou o mundo, pelo menos o meu.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares