A canção da sereia

Com nascente na pena de Tim Buckey, pai de Jeff, Song to the Siren foi ouvida pela primeira vez no seu álbum de tonalidades experimentais Starsailor, de 1970. Mais tarde os This Mortal Coil, colectivo de músicos da 4AD marcariam o som dos anos 80 com uma versão desta canção.

John Frusciante, ex-guitarrista dos Red Hot Chili Peppers e um daqueles que já viu o inferno e voltou para contar, nunca escondeu o seu amor às grandes canções, e é com amor que aborda Song to the Siren, lançada no ano do seu nascimento.

Comentários

  1. John Frusciante é um artista muito especial, demais par os actuais Red Hor Chili Peppers

    ResponderEliminar
  2. Bonita versão.

    Os RHCP merecem ser lembrados pelo brilhante "Blood Sugar Sex Magik" e por uma ou duas boas canções de "Californication". Ponto.

    Fica o registo para uma também nua e bonita versão do Robert Plant no VH1 Storytellers, acompanhado por um sósia do Jeff Buckley na guitarra.

    http://www.youtube.com/watch?v=hKaNksCdSI0&feature=related

    ResponderEliminar
  3. Eh lá! Acho que estás a reduzir muito a grandeza dos Red Hot Chili Peppers. Mesmo o período Dave Navarro tem algumas boas canções, e o Californication tem bem mais que «uma ou duas boas canções», para mim esse álbum é equiparável ao «Blood Sugar...». E há muito material bom para quem gosta de um estilo mais funky, que não é muito a meu gosto. O último, Stadium Arcadium, não passou nas duas ou três audições que fiz. Pareceu-me um festim de virtuosismo desnecessário quando o que eu gosto é da contenção minimalista de Californication.
    Mas encaro essa tua afirmação como um desafio para um post mais esclarecido depois de algumas re-audições.

    ResponderEliminar
  4. Song to the siren é provavelmente das músicas mais «coverizadas» da história. Eu próprio me atrevo a tocá-la de vez em quando !! Pessoalmente a cover que gosto mais é a da dupla Damon & Naomi (http://www.youtube.com/watch?v=E_uY84iZRFQ), ainda assim nada que suplante a original ou mesmo a versão "TV Monkees show" do próprio Tim Buckley. Do vídeo do Robert Plant, registo a homenagem sentida a Jeff Buckley, em jeito de retribuição, uma vez que Jeff era admirador confesso dos Led Zeppelin. Segundo o amigo que o acompanhava, Jeff Buckley entrou no rio para o banho fatal com Whole Lotta Love aos berros a tocar no carro.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares