Eles são os Smix Smox Smux
Já por cá vos falei dos Smix Smox Smux, e até fiz uma pequena previsão daquilo que seria o Álbum de estreia desta tripla bracarense.
Ora bem, eu até citava aqui o cavaco (perdão, o Sr. Presidente da República) e dizia que nunca falho e raramente me engano, mas além de não ser verdade era altamente pretensioso.
O álbum é mesmo bom pá!!!
Pegamos nquelas letras, ora dignas de um puto traquina com 12 anos armado em fino (o Chico esperto, como nós dizemos por aqui), ora afiadas como facas, directas aos assuntos que, e agora citando o grande profeta Filipe Palas, "estão mesmo á nossa frente, só que a maior parte do pessoal não quer ver" e juntamos aquele rock&roll, ora 80's ora blues rock digno de um bar em New Orleans nos anos 60 (oiçam a "malinha"), e ficamos com um óptimo disco nas mãos.
Confesso que sabe a pouco. Confesso que depois de ver um concerto dos Smix Smox Smux o álbum sabe a muito pouco. Não sei até que ponto esta pequena crítica é injusta, porque o álbum está muito bem gravado e produzido, mas não é, definitivamente, a mesma coisa. Em palco estas músicas soltam-se, e não é com aqueles solos muitas vezes chatos "á lá Flak", nada disso. É uma garra imensa e vontade de estar ali e fazer alguma coisa, digna de quem é uma estrela e não sabe, ou não quer saber. É a garra com que o Iggy Pop entra em palco depois de 1500 concertos e, mesmo assim, num mega festival puxa 30 ou 40 pessoas para o palco no "NO Fun".
Altamente aconselhável.
Estou certo que eles vão andar por aí, por isso, se tiverem a oportunidade, não falhem.Vale mesmo a pena.
E já agora, o disco também vale muito a pena, eu é que já tenho saudades de uma noite de loucura rock&roll e das homilias do Palas ao volante da sua guitarra. (ou suas guitarras, pois parece que nos últimos tempos uma por concerto não chega)
Musicalmente poderoso, do melhor que rock que ouvi da fornada deste ano. quanto ao resto, a descrição "puto traquina com 12 anos armado em fino" assenta como uma luva. Mas como de pequenino é que se começa, significa que têm muito por onde evoluir e um dia vão concerteza ser grandes. Roqueiro de Aviário e Gasolina as minhas preferidas.
ResponderEliminar