Os Velhos


O primeiro contacto que tive com "Os Velhos" foi no "Minoria Ruidosa", num post do Miguel Vaz sobre o concerto no Musicbox.

Ví o vídeo que ele postou e não achei aquilo grande pistola. O som era fraco e a arte de dominar guitarras talvez ainda não estivesse totalmente dominada.

Ficou para mim mesmo a promessa de ouvir o EP que estava a sair. Um mês depois lá fui cumprir a promessa.

Quase como aqueles factos óbvios que são popularmente assumidos, e que nunca podemos comprovar, aquele som que não entra á primeira é normalmente bom(tirando talvez o "Diabo na Cruz", que por mais e mais que se oiça, não tem ponta por onde se lhe pegue).

Assim foi com "Os Velhos".

Não fugindo muito ao espírito do eixo Queluz - Campo Grande, este EP ( Épê?) é muito chegado aos saudosos 80's dos "Heróis do Mar", dos "Radar Kadafi" ou dos "Sétima Legião", mas com umas guitarras à "Sonic Youth" e à "Pixies". Provavelmente aquilo que os "Linda Martini" andam a tentar fazer há anos, sem sucesso(mais Pop, é certo).

Musicas boas, letras menos boas um bocadinho, mas bastante aceitáveis, fazem deste EP, ou meio disco, o melhor que a Amor Fúria deu á musica portuguesa, a par do menosprezado pelo mundo "Eles são os Smix Smox Smux".

Fico á espera de um disco inteiro para confirmar esta minha opinião, mas para já vou abanando o capacete ao som do "Foi assim que as coisas ficaram" ou do quase perfeito anúncio da Kinder "O céu é um lugar na terra" (já agora, menos um ou dois refrões e a coisa ficava perfeita).

Provavelmente não vou poder ir nem ao Porto nem a Santo Tirso neste fim de semana.

Tenho pena, gostava mesmo de ir...

Comentários

  1. Muito jeitosinho. Falhado o golpe de estado...

    ResponderEliminar
  2. Epá, calma lá!

    1. Antes de mais tenho que agradecer a referência. Sabe bem saber que alguém ficou a conhecer algo por intermédio do que escrevo.

    2. Parece-me injusto dizer que os Linda Martini andam há anos a apostar numa fórmula sem sucesso. Convém dizer que os rapazes resvalaram do hardcore mas nunca tentaram (sequer) aproximar-se à pop. Encontraram, muito bem, o seu espaço e são uma das certezas da última vaga da música portuguesa (e em português). No entanto, não competem para a taça da pop colorida d'Os Velhos.

    3. "O Céu é um lugar na Terra" é, de facto, um passo em falso no EP. A "Deixa-me Dançar" adaptar-se-ia muito melhor ao meio disco. Foi uma opção da banda, lá terão as suas razões.

    ResponderEliminar
  3. Ola Miguel,

    Bem-vindo á nossa humilde casa :)

    Foi essa a distinção que fiz entre os Linda Martini e Os Velhos.

    Os Velhos são mais Pop.

    Lendo agora o post, talvez se entenda o contrário, mas era esse o intuito.

    Não sou grande apreciador dos Linda Martini e não lhes reconheço um "espaço" na música portuguesa.

    Este EP d'Os velhos também não lhes garante esse espaço, mas é sem dúvida um bom começo.
    Surpreendeu pela positiva, e numa altura em que rareiam as boas surpresas, é bom ter Os Velhos a andar por aí com umas guitarras gingonas a dar música para os nossos ouvidos e refrões deliciosos para as nossas cantaroladas.

    "Ao alto os corações"


    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Agradeço a hospitalidade, Pedro :)

    Ainda quanto aos Linda Martini, pode gostar-se ou não, mas a verdade é que a banda conquistou um espaço próprio. Apesar do perfil "underground", os Linda Martini contam com uma dedicada falange de apoio. Pode quase dizer-se que é uma banda de culto.

    Quanto aos Velhos, não pode (ainda) dizer-se que conquistaram o seu espaço. Mesmo assim, só com um EP editado, sem passar na rádio nem na TV, continuando à margem do mercado da música, já contam com uma base de fãs interessante.

    A primeira vez que os ouvi, no concerto de lançamento do "Cruz Vermelha sobre Fundo Branco" d'Os Golpes, devo confessar não achei grande piada. Com o tempo, fui entrando no ritmo e compreendendo o espírito do grupo. Surpreendi-me com pormenores que não tinha reparado antes. Agora, posso dizer que já sou um convertido. Os Velhos podem não ser a próxima grande revelação da música portuguesa, mas são uma banda bem simpática.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Espera-se que, ao contrário do golpe de estado falhado consigam lançar um álbum com mais de uma faixa.

    ResponderEliminar
  6. Vim comentar, em primeiro lugar, porque gostei do post. Acho importante falar-se de bandas como esta. O que tenho a acrescentar é que não concordo com com a opinião sobre as letras. A era moderna é a melhor letra do rock português dos últimos anos. Também acho que os Velhos são uma banda pop, mas acho que, a julgar pela profundidade d'a era moderna e da foi assim que as coisas ficaram, vão para além dela e acredito que podem ser a próxima grande revelação da música portuguesa. Para mim, foram uma grande surpresa. Vamos ver se aparecem bem e a sério com um disco.

    ResponderEliminar
  7. Qual "golpe de estado"?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares