Paredes Radio Coura Head





Gostava daquelas sextas feiras. Quase invariavelmente perfilava-se o cenário de que não era possível chegar com todas as mercadorias de Viana do Castelo até todo o Alto Minho com os carros disponíveis; seria necessário dar um apoio com o carro da gerência aos lugares mais recônditos: Monção, Melgaço, Castro Laboreiro e Paredes de Coura.

Com o Corsa carregado de produtos de limpeza lá ia eu em missão. O percurso escolhido era a maior parte das vezes seguir de Viana até Ponte de Lima, e de Ponte de Lima subir(e descer) até Paredes de Coura. Quem resistir à auto-estrada será largamente recompensado nas visões de beleza do Alto Minho no seu estado mais puro.

A banda sonora fazia parte do ritual, e por muito tempo foi «KID A», o quarto álbum dos Radiohead que me acompanhou na viagem. Quando o comprei estranhei a derivação electrónica tão profunda, mas o tempo e os «passeios» a Paredes de Coura fizeram-no adquirir um significado único para mim.

À medida que nos vamos afastando de Ponte de Lima pelo lado de Arcozelo, vamos adquirindo altitude, e a pouco e pouco vão-se desenhando pela nossa esquerda montes, que vão progressivamente regredindo ao som de «Everything in its right place». O silêncio exterior e o desamparo da paisagem vão-se misturando na minha cabeça numa espécie de osmose com o trabalho gráfico do álbum, ele próprio composto de paisagens frias e fantasmagóricas, nesse ponto contrastantes com todo o verde silencioso que se vai desenhando enquanto serpenteio monte acima.

Quando chega o sino da manhã já estou no topo, e suavemente vou deslizando até à vila, incrustada entre montes, com o seu ambiente pacífico e acolhedor.

«KID A» é um dos meus álbuns preferidos, e não consigo ouvi-lo sem sentir as suas texturas e atmosferas, que fui conquistando audição a audição, com uma dificuldade teimosa até ceder completamente a que aqueles sons me habitassem por fim, indistintos das imagens do vale, das casas raras ao fundo e da sombra das nuvens nos montes.

Tenho saudades de passear até Paredes de Coura. Quando for levo o «Kid A».

Comentários

Mensagens populares