sadcore




Numa entrevista, Mark Eitzel diz: «a ideia de pessoas inteligentes a escrever canções para as massas acabou». «As massas não querem realmente ouvi-las».

Estaria ele a pensar no caixote de vómito que se tornou a MTV ou no Rock in Rio? O Rock'n'Roll, a música subversiva dos anos 50 e 60, e 70 se considerarmos o Punk, foi assimilado de vez, e agora temos punks betinhos. Mesmo muitas bandas novas não conseguem fugir à armadilha da emulação e reciclagem de modas.

Qual é a música subversiva dos dias que correm? Mesmo Antony com o seu desfilar de travestis foi aplaudido de pé em Braga, a cidade mais beata que possa imaginar. Talvez agora seja tudo estilo, e tudo seja inócuo e controlado, porque as massas já não ouvem as músicas, deixam-nas passar e dizem «cool», venha a próxima.

O Rock tem reinvenção possível, ou há que passar adiante?

Comentários

  1. O rock ainda tem muito pa nos dar, as pessoas é que talvez não.

    ResponderEliminar
  2. Tem sido cíclico o anúncio da reinvenção do rock, se bem que me pareça que a reinvenção dos anos 90, com o grunge, já foi um pouco ténue, pois já não existia uma vaga social por debaixo daquilo. Já estava subjacente um certo individualismo.

    Os anos zero, ou sou eu a ficar velho (o que não deixa de ser verdade), ou também trouxeram pouco(Anthony, Devendra e mais alguns, mas nada em grande escala).

    No fim dos anos zero gostaria que a música voltasse a dizer qualquer coisa e a ser arte, no sentido de imitar o viver das gentes, e me fizesse reflectir um pouco.

    A verdade é que a tendência é para a fragmentação e para a saturação pelo lado da oferta, e talvez seja difícil ter de novo alguma vaga...mas eu gostava de saber o que é que o colectivo, se é que existe, anda a congeminar.

    Veremos.

    ResponderEliminar
  3. Creio que se estavam a referir ao Antony dos Antony and the Johnsons.
    Eu é que sou o «reaça» e tenho que corrigir estas coisas?

    ResponderEliminar
  4. Tens razão Miguel, o rapaz, depois de tanto o ter ouvido e visto ao vivo duas vezes não merecia esta minha gralha. Obrigado pela correcção.

    ResponderEliminar
  5. Também aprecio bastante a música do Antony, tanto com os seus Johnsons como em colaborações com outros autores. O álbum de Hercules & Love Affair foi um dos meus discos predilectos durante o último Verão.

    Já agora, no meu blogue tens um curto comentário a este postal ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares