Artistas noveaux




Li aqui um comentário ao bem vindo surgimento a solo de Filipe Sousa e Jónatas Pires, fora do colectivo «Os Pontos Negros». O autor do blog faz um paralelo entre vários artistas, juntando aos dois já mencionados Samuel Úria e Manuel Fúria, e faz uma comparação destes com B Fachada, que segundo o autor estará a ser injustamente incensado como o artista mais interessante desta nova fornada de artistas.

Há na minha opinião objectivos e motivações diferentes nos artistas referidos aqui. Pelo que ouvi do cd do Filipe Sousa e vi na sua actuação, quer-me parecer que a abordagem deste pende mais para o intimismo, para uma certa busca e expressão de espiritualidade, o que dá muita força às canções, e o coloca num plano diferente do da sua banda. No caso do Jónatas Pires, pelo que oiço no myspace, parece-me uma confirmação da sua arte para criar doces momentos pop, mais no seguimento da linha de 'Os Pontos Negros'. Do Samuel Úria estou à espera do álbum desde que tive o prazer de o ver em V.N.Famalicão, e espero que seja interessante e bom. Do Manuel Fúria pouco sei dizer porque o que vi ao vivo não me cativou, e do novo disco só conheço o que está no myspace, e não acrescenta muito ao que vi ao vivo.

O B Fachada é outra história, é mais transgressor e explorador, mais arrojado, por isso mais exposto ao falhanço rotundo num ou noutro ponto, o que na minha opinião é largamente compensado com canções verdadeiramente desafiadoras e que não se deixam consumir como mero rebuçadinho pop. Há um caminho no sentido do apuramento do que funciona e do que não funciona, mas se bem que Fachada nunca arrastará multidões - porque a sua música não é muito óbvia e porque as suas letras conspurcam a pureza de algumas almas, ele será bem sucedido enquanto mantiver a sua urgência e não se deixar formatar.

Não lhe deixes por-te mão...

Comentários

  1. É o suspeito do costume. Má visão e pior audição fazem parte do historial da zona ribeirinha de lisboa. Nada mais a declarar.
    Por acaso é engraçado, porque disse ao jonatas o mesmo, que aquela música bem arranjada e electrificada não ficava nada mal no próximo albúm d'os pontos negros.

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que provavelmente posso ferir alguma sensibilidade ao dizer que não consigo "ir à bola" com os pontos negros mas a imagem que serve o artigo contem elementos susceptiveis de uma alegação disparatada, nonsense diria eu!!!
    Gosto muito do Fase Berlinense!!!

    cheers

    ResponderEliminar
  3. Obrigado. Quando escolhi a imagem pensava em como um mesmo objecto pode ser alvo de pontos de vista tão diferentes...nonsense portanto.

    Se gostas dos nossos disparates, vai passando a palavra, comentando e criticando, quando for caso disso.

    ResponderEliminar
  4. O que este post e o meu comentário já deram que falar!!!
    Carissimo,
    Não feres susceptibilidades nenhumas. Nós por cá aceitamos de bom grado todas as criticas e sugestões :)

    Abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares