Novo em 75
O NEU! foram formados por Klaus Dinger e Michael Rother no início dos anos 70, após estes dois elementos se terem separado dos Kraftwerk onde militavam até aí.
NEU! '75 é para meu alívio um grande álbum, eu que já pensava que o ano de 75 nada de jeito tinha trazido ao mundo, em termos de música claro.
Incluídos na vaga «krautrock» de artistas alemães expostos a bandas como os Velvet Underground, Frank Zappa e Jimi Hendrix, vaga na qual encontramos ainda outras bandas dignas de audição como os já mencionados Kraftwerk, Tangerine Dream ou Faust, os NEU! trazem neste álbum um som ora recheado de paisagens ambientais ora rock puro e duro, com a característica batida Motorik.
Este álbum é histórico porque «Heroes» de David Bowie tem esse nome devido à faixa «Hero» deste álbum. Os Neu!, juntamente com outras bandas de Krautrock tiveram grande influência na fase berlinense de Bowie, e Klaus Dinger foi mesmo convidado para a guitarra do primeiro álbum desta fase de Bowie «Low», convite que declinou.
NEU! '75 não envelheceu, está mais actual que nunca e é mais uma prova da lei de Lavoisier do Rock. Nada se perde, tudo se recicla.
Comentários
Enviar um comentário