Chegou de botas

Lembro-me da minha infância, que sempre que havia notícias da África do Sul, quase sempre relacionadas com aquele sistema de separação de resíduos que eles usavam por lá, o Apartheid, alguém que mandava se chamava Botha. Mas porque é que alguém haveria de se chamar bota?, questionava-me eu.

Cresci, e sensibilizado pela cultura Pop, que tem esta coisa boa de falar de algumas verdades(Peter Gabriel com Biko sobre Steve Biko, ou Simple Minds com Mandela Day), fui-me apercebendo que tipo de resíduos eles pretendiam separar por lá.

Foi há vinte anos, vinte anos!, e lembro-me como se fosse hoje da transmissão em directo em frente da prisão que enclausurava Mandela. Um grande dia na História da Humanidade. Tive sorte de o sentir.

Cá fora Mandela veio mostrar como, recusando o caminho do ódio e da vingança pelo que fizeram à sua vida e apostando na reconciliação, se pode ser um grande, grande Homem.


Comentários

  1. Mandela é grande meus amigos. Partilho da opinião do Paulo. Mandela é o Protótipo de Homem, mas não esqueçamos De Klerk e Desmond Tutu. No que diz respeito ao fim do Apartheid, o mérito é repartido.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares