Tindersticks, A Night In Guimarães


Guimarães continua a trilhar o seu caminho rumo à CEC 2012.

Depois de em 2008 termos tido o privilégio de receber em casa os The National e já em 2010 Tom Zé, esta noite recebemos os Tindersticks com casa cheia (e há muito esgotada) no Centro Cultural Vila Flor.
Na bagagem o novo Falling Down a Mountain, que como era de esperar dominou o line up do concerto. Começo por dizer que isso para mim foi bom. Primeiro porque foi a terceira vez que os vi ao vivo e no que toca a Tindersticks já há muito passei pela fase do concerto modelo "best of". Depois porque fico contente em perceber que os Tindersticks não atiraram ainda a toalha ao chão, não se ancoraram no passado quando poderiam muito bem fazê-lo e lutam ainda para fazer boa música, conseguindo prender uma plateia sem ter de recorrer à vastíssima lista de hits, se é que assim lhe podemos chamar. Lista das que faltaram: Drunk Tank, Whiskey & Water, Her, Tiny Tears, The Not Knowing, Patchwork, Can We Start Again, CF GF, Talk to Me. E fiquemos por aqui.

Os Tindersticks não sabem fazer má música, mas embora goste muito de Waiting for the Moon, desde Simple Pleasure que os Tindersticks não me trazem nada de novo. Às primeiras audições Falling Down a Mountain cativou-me, e depois de o ouvir esta noite ao vivo parece-me que os Tindersticks estão de volta à melhor forma. Para ir escutando...

Do espectáculo desta noite, a atenção, o silêncio e o respeito com que a sala os escutou e acolheu diz quase tudo. Sublime.
Do novo disco, destaque para o tema título Falling Down a Mountain, Black Smoke, Factory Girls e No Place So Alone, as que me ficaram no ouvido, reconheci do disco e retive na memória. Daquelas que muitos esperavam, apenas Marbles a receber a primeira ovação em pé da noite, A Night In, City Sickness, Raindrops e ainda The Hungry Saw, com direito a repetição. Alguem se perdeu...

Não podia terminar sem mencionar a alma dos Tindersticks, Stuart Staples. Não sei como ainda conseguem apelidar Frank Sinatra de A Voz. Numa palavra, assombroso.

Until The Morning Comes. Essa eu gostava de ter ouvido.

Comentários

  1. Viva.Sabe qual foi a penultima musica do fantastico espectaculo de ontem?Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Eh pá, assim de repente... terá sido Raindrops ? O Stuart a pegar na guitarra vermelha já no final da música ?
    http://www.youtube.com/watch?v=vTN9wgvqp4E

    Mas se pesquisar, com tempo o alinhamento surgirá por aí em qualquer crónica como deve ser, não num rascunho como este.

    ResponderEliminar
  3. Viva mais uma vez e obrigado.Aproveito para lhe dar os meus parabens pelo fantastico gosto musical patente neste blog.Sou leitor diario e já dependente desta "fase".Continue o bom trabalho.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelas palavras.
    Já agora o "trabalho" não é só meu, mas também e principalmente dos meus irmãos Jorge e Pedro que me deixam escrever umas gatafunhadas de quando em vez. Eles também agradecem.

    ResponderEliminar
  5. Yep, essencialmente o trabalho é dos meus irmãos Paulo e Pedro que me deixam escrever umas gatafunhadas de vez em quando. Este é o blog de Dupont & Dupont & Dupont.

    ResponderEliminar
  6. Vou seguir a sugestão e aguardar pelo alinhamento.Lembro-me que foi a ultima musica do 1º encore.Nao sei porquê mas adorei.P.S.parabens para o Jorge e para o Pedro.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelas Palavras caro anónimo.
    No entanto direcciono-as para os meus irmãos Paulo e Jorge que toleram os loucos devaneios que por aqui vou escrevendo.
    Passa por cá e comenta mais vezes.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Parece quando era para trabalhar : Empurra para o outro. Há coisas que não mudam... Mas não está mal.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares