Eu tenho que ser sério, parte II




Ontem foi dia de João Coração e Samuel Úria no Theatro Circo, Braga.

Sobre João Coração não há muito a dizer. Não gostei do álbum, não gostei de o ver em concerto. Muito esforçado, conseguiu ligar-se com o público, mas em termos musicais achei muito pobre. João Coração terá com certeza mais para dar do que o que ouço e vejo. Assim simplifique.

Samuel Úria. Não gostei do álbum, mas tenho que voltar a ser sério e dizer que do concerto de ontem o sentimento foi totalmente diferente. Sami deu um concerto fantástico, grande em todos os sentidos. A sua faceta de "entertainer" e a sua habilidade com as palavras já é por demais conhecida, pelo que em três tempos se pôs à vontade para soltar cá para fora o rock puro que, embora meio abafado também habita no álbum.

Talvez esteja aí a diferença, às vezes as coisas quando simples soam muito melhor. Não menos verdade é que quando se tem uma grande banda por trás as coisas tornam-se mais simples e eficazes. Samuel Úria fez-se acompanhar por grandes músicos. Tiago Ramos, os Pontos Negros Filipe Sousa, Jónatas Pires + Guel Sousa, ao que consta o responsável pelos belíssimos arranjos de vozes, e a pequena grande Miriam Macaia (algum dia teremos um álbum a solo ?).

Enfim tudo gente que sabe como pegar num instrumento, a inveja que eu tenho...

Pontos altos a abordagem rock/hip-hop de Diabo, o gospel de Lamentação, a intimista Ao Tom Dela e , como não podia deixar de ser, o Império. Não me canso de o dizer e de a ouvir. É uma grande música, isto sim, uma verdadeira epifania.

Retorno ao álbum.


P.S. Obrigado Jónatas.

Comentários

Mensagens populares