Geeks Generation


No âmbito dos seus 15 anos, a Antena 3 promoveu uma votação para saber quais os melhores albuns dos últimos 15 anos. A lista começa com "O Monstro precisa de amigos" dos Ornatos violeta, segue com "silence becomes it" dos SIlence 4 e termina o pódio com "Beatsound Loverboy" de Slimmy. Este não era, definitivamente, o meu pódio, mas não é disso que aqui vamos falar. Nesta votação vem ao de cima uma questão muito importante na forma como a música é divulgada e ouvida desde há uns anos pra cá.
As novas tecnologias (internet,lógicamente á cabeça) têm cada vez mais relevância na divulgação da música. Prova disso, disse Henrique Amaro no comentário á votação, é o 3º lugar de Slimmy. Não menosprezando o trabalho de Slimmy, concordo com essa opinão. Aproveitando um concerto a 30 minutos de casa,quis saber a opinião dele. Depois de um bom concerto, (não sou um fã incondicional, mas gosto de ver os concertos de slimmy, sempre muito próximos do público), com muito electro-glam-rock a brotar por aquelas guitarras afiadas, fui ao backstage falar com uma das estrelas ascendentes da música portuguesa. Questionado sobre a votação, e confrontado com os comentários de Henrique Amaro, Slimmy foi directo e pragmático. "Eu dou-lhe razão(...)mas se calhar é mais correcto dizer que o nosso público é mais fiel, também porque nós sempre fizemos questão de estar perto do público em cada concerto, seja em Londres seja na Póvoa de Lanhoso. Não querendo rebaixar o trabalho de outras bandas, se calhar ainda há em muitas bandas aquela coisa do "eu sou a estrela, eu estou cá em cima, e o público está lá em baixo, longe", coisa que nunca se passou com os Slimmy".
Boa resposta, em minha opinião. Sem embandeirar em arco, expôs os seus argumentos e defendeu o seu ponto de vista.
"As músicas são boas, se calhar podia lançar um single por mês, quase todas as músicas do disco podiam ser singles." È um facto. Ouvir beatsound loverboy é agradável. È um albúm pop bem feito, com boas melodias, ás vezes bem arranjadas(outras não) na sua componente mais electrónica e com aquele rock a fazer lembrar o Glam (ou se calhar é mais impacto visual). Não gosto particularmente daquelas guitarras "á kiss", aqui e ali a roçar o rock de secundário americano.É aqui, em minha opinião, que Slimmy peca. No excesso. Com letras interessantes e uma melodia pop boa, os excessos nos riffs e em alguns arranjos fazem aquilo parecer muito artificial.
Falamos um pouco também do novo álbum, a sair em Setembro. "Estamos nas primeiras sessões, e está a sair uma coisa mais rock(...) embora com o adiantar da produção seja previsivel que o meu lado mais electrónico venha ao de cima."
Digo eu, que sou meio leigo nestas coisas, que o melhor é ficar com um olho neste(s) senhor(es), porque com o amadurecer da coisa pode ser que surja algo bom daquelas sessões.
Uma pequena palavra para confirmar a proximidade de Slimmy com o público. No final do concerto era vê-lo no recinto da "Queima das Fitas ISAVE 09" a falar e a beber um copo com o público que minutos antes o aplaudia e apoiava a altos berros na plateia.
A Geeks Generation produziu uma pequena estrela, que não tem problemas em fazer suas as palavras de Ian Brown (STONE ROSES) : I wanna be adored.

Comentários

Mensagens populares