Hello, i'm Johnny Cash


Num dos últimos post deste blog o Paulo César acaba a dizer que o Zooropa até era jeitoso, quanto mais não fosse por lhe ter dado a conhecer o Johnny Cash(Na música The Wanderer a voz é a do Johnny Cash).
Ora, a mim foi ele (PC) que me deu a conhecer o Last Great American.
Inevitávelmente esse primeiro contacto com o Cash foi através do brutal vídeo do Hurt (Música presente no American IV, original dos Nin Inch Nails). Como qualquer outro fiquei abismado com aquele vídeo e com aquela música. Aquele velhote a cantar aquela música daquela maneira arrepiou-me. Fui, obviamente, procurar mais. Inicialmente foram os American III e IV que me prenderam (talvez por serem os únicos em CD lá por casa). Músicas como o Solitary Man, One(u2), The mercy seat(Nick Cave)ou Country Trash passaram logo ao topo da minha "playlist". O American IV é, todo ele, muito bom. São 15 músicas todas elas com um toque que as torna únicas e inconfundiveis. Começamos a audição com The Man Comes Around e logo somos apanhados naquela teia do trovador que não mais nos larga, mesmo em músicas que já conheciamos e gostávamos com a supracitada Hurt, a também incontornável versão da Personal Jesus ou ainda a Bridge Over Troubled Water.
Mais tarde e já com a ajuda das novas tecnologias (leia-se downloads ilegais) ouvi não só os restantes American(á excepção de American V que só mais tarde saiu,para o qual fica aqui uma palavra para a God's gonna cut you down) mas também muito daquilo que havia para trás. Aí descobri o verdadeiro Johnny Cash. Músicalmente prefiro a fase American, mas intriga-me e fascina-me o Homem dos concertos nas prisões e das prisões por posse de droga, o homem do Walk the Line e do A boy Named Sue, o contador de histórias nato, o Man in Black. Esse lado negro das coisas sempre me atraiu muito (talvez também por influência do PC).
Para finalizar fica aqui uma pequena história que guardo comigo, e que recordo com alguma emoção, do dia em que o meu irmão chegou a casa e me disse, "pá, morreu o velhinho"..O velhinho era o johnny cash e nesse final de tarde algures em 2003 lembro-me de ter ficado com uma lágrima no canto do olho, e de ter ido ouvir a Hurt vezes sem conta. Tinha morrido o Last Great American.

Comentários

Mensagens populares